Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Meta de leitura - Sagas (Fantasia e ficção-científica)


Não sei exatamente o porquê, mas desde a adolescência, quando começou a febre de literatura fantástica, eu sempre tive bastante preconceito com  O Senhor dos anéis. Tentava ver os filmes, mas eles me davam sono e os livros nunca me interessaram. Em compensação, devorava em um dia os livros do Harry Potter. Os filmes, porém, nunca me apeteceram.

Esse ano tentei mudar isso. Assisti a triologia de O Senhor dos anéis em uma noite e uma madrugada, direto, quase 10 horas de filme. Fiz até uma resenha aqui no blog. Após a maratona, tive curiosidade de ler O Hobbit de Tolkien. Li e apesar de não amar, gostei, e isso me deu vontade de finalmente encarar a triologia do anel. Indo nesse embalo de literatura fantástica, decidi traçar uma meta de terminar algumas sagas inacabadas por mim e iniciar algumas que estava delegando. Vamos conhecer quais são?

(Peço desculpas pelas imagens em baixa qualidade, são de celular).

Harry Potter- J.K. Rowling



Quando eu era adolescente, era alucinada por Harry Potter!
O que mais me faz admirar a saga é que J.K. não inventou o que escreveu, ela pesquisou a exaustão e trouxe referências de inúmeras mitologias para seu público! Cada criatura citada no livro existe em alguma cultura! Claro que isso também aconteceu pela facilidade na criação de J.K! Não apenas ela, mas todos os escritores de sagas seguem religiosamente A jornada do herói e isso, mais o uso de criaturas já criadas por outros povos, facilitou muito a história de Harry. Contudo, não vejo isso como algo ruim pelo contrário! Isso que faz ,para mim, a história ser mais próxima e realista aos que a leem!

No meu caso, falta ler O enigma do Príncipe e As relíquias da morte. Ganhei de aniversário a saga completa <3!


As Brumas de Avalon- Marion Zimmer Bradley



Fui uma adolescente mística, que gostava de bruxaria, incensos, cristais e saias indianas. E adivinhem? Ainda sou! Hahahaha!

Vi As Brumas de Avalon bem novinha, mas eu nem sabia que existiam os livros de forma tão acessível, achava que era difícil encontra-los. Em 2012 comprei a saga completa em um sebo, mas não sei porque, eu fiquei travada com esses livros até agora! Tentava lê-los, mas algo me impedia, começava e parava. Esse ano eu finalmente li A senhora da magia e meu Deus! Fiquei totalmente absorvida pela história! Ela é extremamente rica em detalhes, é como se eu vivesse cada momento contado! Sem falar  na incrível construção das personagens femininas! Todas tão reais que você sente como se elas estivessem do seu lado, contando toda sua história, como se fossem suas velhas amigas! Como disse, já li o primeiro livro da saga e estou no segundo, A grande rainha!


As fronteiras do universo - Philip Pullman


Ainda bem que eu era muito mais mente aberta com literatura quando tinha 15 anos do que sou agora, se não, eu não teria pego A Bússola dourada (sim, era assim que se chamava meu antigo livro que emprestei e nunca mais  recebi) na prateleira de um sebo qualquer! Lembro bem desse dia! Li a descrição do livro, achei interessante e o comprei! A partir daí entrei em uma viagem alucinante sobre universos paralelos e realidades alternativas! Eu sabia que havia continuação da saga, mas como aconteceu com As Brumas de Avalon, achava que nunca acharia essa continuação sem ser o preço do meu rim! Mas não! Esse ano comprei a triologia baratinha!  Fiquei chateada em notar que , como li há muito tempo o primeiro livro da saga, fiquei bem perdida ao tentar ler A Faca sutil! Vou então reler A Bússola de Ouro antes de ler os outros dois e sim, estou bem ansiosa! Talvez eu não goste tanto quanto gostei quando era adolescente, mas  quero muito ler!


O Mochileiro das Galáxias- Douglas Adams



Eu fui conhecer na verdade essa saga em 2012, mas só fui ler o primeiro livro em 2014. Achei divertidíssimo, mas como estava com outras coisas para ler na fila, não dei continuidade. Fiz um troca com uma garota super  fofa,  onde troquei alguns livros pela saga completa e um livro de poesias de Pablo Neruda! Vou ler a saga completa, desde o primeiro livro!


O Senhor dos anéis-  J.R.R. Tolkein



E TCHARAN! Vendi meu ruim pela triologia de O senhor dos anéis esse ano, o que me dá MUITA RAIVA já que me lembro de ter encontrado essa triologia completa por QUINZE REAIS  há 4 anos atrás em um sebo e não me interessei! Mas enfim, queria ter comprado os 3 livros separadamente, mas não encontrei no dia.

Como disse, vi os filmes apenas esse ano e embora não tenha amado, me interessei bem mais por ler coisas do Tolkien, pois finalmente eu compreendi a importância que esse cara teve não apenas para a literatura fantástica, mas para toda a ambientação em fantasia que veio depois dele, tanto em filmes, como em livros, quanto em jogos. Ele criou as línguas, os mapas, os personagens, tudo! Maravilhoso! E sim, li O Hobbit e achei bem legal! Comecei a ler A sociedade do anel e também estou gostando! Pena que terei de ler esse livro só em casa, já que ele é um tanto pesado para levar por aí!

Aqui fiz marcações separando os 3 livros!

Enfim pessoal, essa é minha meta de leitura! Tentarei  ler um ou outro livro no meio que não seja saga ou fantasia, mas estou focada em terminar essas sagas! Será que consigo? Façam suas apostas!

Meu cantinho para sagas da estante! Meu Os Miseráveis lindo e o Morte súbita também podem ser vistos!




2 comentários:

  1. Caramba, eu preciso ler As Brumas de Avalon! Faz anos que eu comprei essa saga e ainda não li. Não sei por que, mas acho que é por causa da minha preguicinha por sagas e séries. No máximo, gosto de uma trilogia. Quando a coisa é longa, do tipo, quatro ou cinco volumes, já me bate uma preguiça de começar. Mas é bobagem porque quando os livros são bons, a leitura flui com facilidade. Como aconteceu com os livros de Douglas Adams. A série O Mochileiro das Galáxias, como você falou no post, é muito divertida. E além de divertidas, há críticas pertinentes em todos os livros da saga. E há muita loucura também, muita coisa que a gente fica de boca aberta de tão doida que é. Mas enfim, é uma saga massa, que eu gostei bastante de ter lido. De todos eles, o que mais gostei foi "O Restaurante no fim do Universo".

    Cara, que bacana essa edição d'O senhor dos anéis. Lindo volume único!
    Espero que consiga terminar todas essas sagas.

    Um abraço!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho muita dificuldade com sagas e triologias, Erica! Muita preguiça!Mas estou tentando!Obrigada pelo comentário =)!

      Excluir

Olá queridos!
Seu comentário é bem vindo!Pode criticar, elogiar, desabafar, indicar referências, sinta-se a vontade!
Comentários na intenção de ofender serão ignorados!