Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Retrospectiva Literária 2012




Pesquisando sobre o livro O Sepulcro, da escritora Kate Mosse, que me foi indicado pela linda Lane, eis que encontro um blog que adorei da Kézia Lobo (que eu amei, ainda mais porque ela é minha irmãzinha <3). Achei essa retrospectiva literária no blog dela muito interessante e a copiei (hehe).


·         A aventura que me tirou o fôlego: Bom, eu não sou chegada em livros de aventura, na verdade. Creio que um próximo a este estilo que li em 2012 foi Travessuras da Menina má, de Mário Vargas Llosa. O livro conta a história de um homem que se apaixona desde a adolescência por uma garota misteriosa e atrevida. Conforme os anos vão passando, os dois vão se reencontrando em diferentes fases da vida, e ela sempre metida em apuros.
·         O terror que me deixou sem dormir: Não é terror e nem me deixou sem dormir por medo, mas A Casa dos espíritos, de Isabel Allende foi com certeza um dos livros mais marcantes que li este ano!Incrível como não li nada dessa escritora fabulosa antes e hoje ela é com certeza minha escritora favorita!A história é densa, muito profunda, conta a história da família Trueba por 3 gerações no Chile, até chegar ao golpe Militar, com certeza, a parte mais tensa e tenebrosa do livro.Me identifiquei muito com a personagem Clara,Claríssima, Clarivedente! Como é um livro histórico, narra também o início da doutrina espírit,mas sem entrar em contos fantasmagóricos e Clara era médium, clarividente, extremamente sensível e misteriosa!
·         O suspense mais eletrizante: Não é um suspense no sentido de...suspense,rs, como algo policial, etc, mas o livro que me deixou com muita expectativa para saber seu fim foi Paula, também de Isabel Allende. Paula conta a história real de Paula, filha de Isabel Allende que entra em coma profundo após contrair púrpura, uma doença degenerativa. Para conseguir esfriar a cabeça com a tristeza e também por medo de Paula recordar sem memória, Isabel começa a escrever para a filha toda a história da família, de sua infância, de sua vida. É um livro MUITO emocionante, uma auto-biografia de Isabel Allende em um momento tão difícil, onde ela não sabe se sua filha acordará do coma, se acordar, como estará, ou se morrerá.
·         O romance que me fez suspirar: Carta a D. ,de André Gorz. O livro é uma carta que André Gorz escreve para sua mulher, uma declaração de amor arrebatadora e comovente, lindo de mais...e triste. A carta é escrita dois anos antes do casal se suicidarem juntos.
·         A saga que me conquistou: Vou contar um segredo a vocês: Detesto sagas =).Mas comprei os 4 volumes de As Brumas de Avalon, que ainda não tive tempo de ler.
·         O clássico que me marcou: Mrs. Dalloway, de Virgínia Wollf! Primeiro livro que li dessa escritora esplendida!
·         O livro que me fez refletir: Não apenas me fez refletir, como mudou minha maneira de pensar e até mesmo rumos da minha vida: Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés. Eu recomendo fortemente esse livro não apenas para mulheres, para qualquer ser humano!É um livro baseado em psicologia junguiana que aborda o arquétipo da mulher selvagem, a mulher ancestral, em essência!Coisa que perdemos muito!Esse olhar sobre o feminino é o mais próximo que tenho da minha concepção de feminismo: a mulher lutar, se orgulhar de ser mulher!Sem querer se enquadrar em normas patriarcais. A mulher está cada vez mais se afastando de sua essência, pensando com isto, estar se livrando do machismo, quando na verdade ela só está dando mais força a ele, aceitando que para ser mulher devemos ser frias, racionais, lógicas, competitivas quando elas não veem que estes valores são justamente valores patriarcais, que colocaram tudo o que antes era tido como feminino, que seria a intuição, o afeto, o acolhimento, a sensibilidade, a força matriarcal em si, como sinônimos de fraqueza, como se fossem características inferiores, sendo que não são de maneira alguma. O livro explica muito bem essa mudança da sociedade matriarcal para a patriarcal e essa inversão de valores.
·         O livro que me fez rir:Paula, mais uma vez!Apesar de ser um relato doloroso, é muito cômico também!
·         O livro que me fez chorar: Paula, rs.
·         O livro de fantasia que me encantou: Não curto livros de Fantasia =). Na verdade, eu não curto livros épicos, fantasia, sagas no estilo Guerra dos Tronos, nem romances no estilo Um amor pra recordar, etc. Gosto de leituras mais densas e filosóficas.
·         O livro que me decepcionou: O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Tudo bem, eu entendo que para a época foi super arrebatador e chocante, mas lendo hoje eu achei cansativo, moralista, e tem o que mais detesto em um livro: contar todos os detalhes de um cenário. Ahhh, como eu acho isso detestável!
·         O livro que me surpreendeu: Olha, me orgulho de só ter lido livros bons este ano, então nenhum me surpreendeu no sentido de “achei que era ruim, mas é bom”. Todos foram bons, todos me surpreenderam.
·         A frase que não saiu da minha cabeça:  "Havia dias que eram tão áridos e desérticos que ela daria anos de sua vida em troca de uns minutos de graça.” – Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres-Clarice Lispector
·         O(a) personagem do ano: Duas: Lorelei, de Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector e Clara, de A casa dos espíritos, de Isabel Allende. Lorelei é sem palavras!Mais parecida comigo impossível, nem tem como descrever, sério! E Clara pelas características que já citei acima.
·         O casal perfeito: André e Dorine, de Carta a D.
·         O(a) autor(a) revelação: Isabel Allende, claro!Mas também gostei muito do Mário Vargas Llosa. Aliás, estou me apaixonando por literatura Latino-americana!
·         O melhor livro nacional: Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector.
·         O melhor livro que li em 2012: Cara, todos estes citados aqui!
·         Li em 2012 21 livros.
·         A minha meta literária para 2013 é: Continuar lendo só coisa boa!Não importa quantos livros, não importa em qual ritmo, só importa que seja coisa tão boa quanto li esse ano!





6 comentários:

  1. Eu acho desenhar uma habilidade divina! Infelizmente, não coloco a prática de desenhar na minha rotina, mas o ônus é só meu...
    Sem querer parecer limitada, mas só pra puxar assunto, vi que você tem ascendente em Peixes e conheço muitos artistas visuais com esse ascendente (que também é o meu, mas que não "uso" pro desenho). Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, que delícia ler o seu post! Adoro ler e ver essas indicações me deixa eufórica pra ler todos, rs. Que você tenha um 2013 maravilhoso!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto muito de ler, mais ainda quando é algo me faz viajar para outro lugar ou refletir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. eu não tenho capacidade nenhuma de participar desses memes literários. há anos que eu não leio um livro pelo prazer de ler =p quem sabe esse ano! mas eu adoro a literatura espírita! eu sou espírita, e meus pais têm muitos livros! já li muita coisa bacana!! :)

    feliz ano novo, day! que esse seja um ano lindo!

    ps: adorei o desenho

    ResponderExcluir
  5. eu adoro literatura espírita! eu não leio muito livro por hobbie mas sempre minha mãe me indica algum pra ler!

    feliz ano novo, day! que 2013 seja um ano lindo!

    ps: adorei o desenho! <3

    ResponderExcluir
  6. Oie Dayane.. APDD.. que legal "conhecer" você... Legal que você gostou dos blogs, que bueno, fico muito feliz... E tbm pra mim é legal conhecer uma pessoa cristã mente aberta que nem você (e que é leonina tbm ahuahuahua).... ahhh e desenhista (amo desenhistas).
    EU sempre quis ler Travessuras de menina má, muitas pessoas que leram me recomendaram =D.... peninha que você não gostou do Retrato de Doryan Grey, eu achei o livro bem interessante e muito bom, tanto que foi pra minha lista de favoritos, claro que tem umas partes desnecessárias, mas acho que estou mais acostumada por ter lidos muitos clássicos romancistas e realistas brasileiros que passei a me acostumar com detalhes exagerados =D
    Seguindo seu blog flor..... bjbj e QUe Deus te abençoe bastante e que 2013 seja tudo o que você espera! =D

    ResponderExcluir

Olá queridos!
Seu comentário é bem vindo!Pode criticar, elogiar, desabafar, indicar referências, sinta-se a vontade!
Comentários na intenção de ofender serão ignorados!