Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sarau receberá exposição ‘Pensaela’

No dia 15 de outubro o sarau O que dizem os umbigos?!! receberá a exposição Pensaela de Dayane Okipney à partir das 18 horas na Casa de Cultura Itaim Paulista.

Pensaela 
 
Dayane...
clip_image002
Dayane Okipney tem 22 anos. Uma típica leonina envolta por sua ascendência pisciana. É formada em Artes Visuais , desenha desde criança e a pouco tempo, começou a passar seus sonhos e anseios para as telas. Tem como influência artistas como: Dave Mckean, Gustav Klimt, René Magritte e Bill Sienkiewicz. Sua inspiração provém das Histórias em Quadrinhos, da psicologia analítica de Carl Gustav Jung , do estudo sobre signos e símbolos, das máscaras da Commedia dell’arte e do universo fantástico.
A exposição
“Pensaela” é uma exposição que trata sobre auto-descoberta, sentimentos, crenças e sonhos. Os personagens presentes são fragmentos de consciência, arquétipos mentais, como se cada emoção ou passagem de vida tomasse uma forma concreta. Desta forma, não há máscaras ou maquiagens, pois cada ser representa a si mesmo da forma que é. Há porém, leituras simbólicas e subjetivas sobre o que representaria cada personagem a aquele que a observa. A exposição começa com as primeiras experiências da artista com a tela, de forma a mostrar como cada pintura evolui junto com seu auto-conhecimento.
269750_180163205378203_100001535750001_453276_8164533_n (1)“Na mesma tela se pintou vários quadros,muitos além do que se imagina.A cada minuto, um novo borrão, as vezes até sem querer, era dispensado sobre a paisagem e essa se tornava um retrato.O mesmo ocorria com os retratos; quando começava-se a definir as feições, o mesmo se tornava uma figura abstrata. E a figura virava um animal e o animal uma composição de cores indefinidas. No mesmo suporte surgiram marginais, gueixas, fadas, monstros, adultos e crianças.Chegou a cair, tombar, rachar, mas nunca quebrou na verdade. As águas já quase estragaram suas aquarelas e o que era olho virou boca, o que era sonho virou realidade, o que era desejo se tornou pesadelo. Ninguém distinguia o que ali surgia a cada virada de pincel, só reconheciam que sempre seguia um estilo único, que era o de transformação incessante das formas indefinidas. Mas para onde isso iria e para que era feito não se sabia, muito menos quem era o pintor daquela tela. Ás vezes chegava-se a pensar que cada pessoa que colocasse os olhos sobre a pintura tinha o poder de modificá-la. Era uma tela feita pelo mundo, e o mundo rejeita o que é feito pelas próprias mãos, com medo de cair na desgraça de Narciso e deixar-se inebriar pela beleza de ser o que se é. Ou então,o medo de ficar preso a sua própria imagem e com isso perder o direito da tão almejada metamorfose ambulante.”

229058_164669050260952_100001535750001_371975_7642213_n

Enamorados – Dayane Okipney – 2010 – acrílica, spray, esmalte e colagem sobre tela
Fonte: http://arteparamudar.blogspot.com/
http://oquedizemosumbigos.blogspot.com/2011/09/sarau-recebera-exposicao-pensaela.html


6 comentários:

  1. *♡* Jane Dos Anjos *☆*3 de outubro de 2011 03:34

    Dayane são lindoooos seus quadros. Eu me encantei por eles e acho que vc merece isso e muito mais, tem muito talento, eu já pintei algumas telas e ainda tenho uma em branco e estou vendo o que eu pinto.
    Eu estou bem e vc? Não tem problemas não nos falarmos tantoo minha net anda muito ruim, pra navegar tá um socolho (soco no olho)tá devagar, leeentaaa, mais ainda dá pra passar nos Blogs queridos, ando meia sumida pois não estou dando conta de tanta coisa, mais vou me refazer, ser mãe é uma batalha diaria e pra completar hoje começa provas dos meus dois mais velhos o de 10 e a de 8, daí vai mami aqui estudar com eles e tudo mais... Eu moro no RJ, pra ser mais precisa em São Pedro da Aldeia, são duas horas do centro Rio, é uma cidade pequena, mais muito meiga, eu amo Cabo Frio cidade onde nasci, mais me apaixonei por São Pedro.
    Queria muito poder ir e te dar uma força, mais vou divulgar no meu face e twitter e orkut, uma artista assim merece uma força extra e quando for bem famosa, lembra de mim tá... rsrsrsrs... Beijos e boa semana pra vc!! ♥

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Dayane,

    Muito bela a apresentação de teu trabalho e a da autora. Pintar é arte e quando se pinta de coração, todas as emoções são expostas pelo pintor. Lindo o quadro ENAMORADOS, gostei. Parabéns!

    Abraço, tenhas uma abençoada semana!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Que Legal *---*
    Eu moro no Itaim Paulista, o centro cultural é bem pertinho da minha casa.
    É bem provável que eu vá dar uma passadinha para apreciar suas pinturas.

    Amei aqui, ti sigo.
    Beju
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,Dayane!

    Uau!!Que legal!!Uma exposição mais que merecida para mostrar seu talento!! Gosto muito das suas telas.
    *Será que me permite usar alguma como imagem de um post?Coloco os devidos créditos e o link do seu blog. Se não tudo bem, respeito!Não fico aborrecida.(É para colocar no flores e livros o meu outro blog.)
    Beijos!!
    *Qualquer coisa me passa um email.

    ResponderExcluir
  5. Oie Dayane tudo bem? ^^

    Vlw por ter elogiado meu blog! rs ele é bem humilde, serve mais como "diário" virtual, nunca tive pretenções pra ele mas fico super feliz quando alguem elogia...rs

    Tb estou te seguindo, nossa vc desenha muito bem! perto de vc eu apenas rabisco!

    Quem sabe algum dia não publico la algum dos meus rabisquinhos?

    =*

    ResponderExcluir
  6. Seus quadros são lindos. Você nem deve estar toda feliz com a exposição, né?
    Meus parabéns e que seja apenas a primeira de outras milhares de exposições que virão.

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá queridos!
Seu comentário é bem vindo!Pode criticar, elogiar, desabafar, indicar referências, sinta-se a vontade!
Comentários na intenção de ofender serão ignorados!