Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Novas versões


Tenho alguns desenhos que fiz a aproximadamente dois anos e que gosto muito. Acho até que estava na minha melhor fase! O problema é que antes eu não tinha preocupação com o papel que iria usar e usava qualquer folha que visse na minha frente, o que é um perigo,pois dependendo da finura da folha (ou da grossura também), ela pode estragar um bom desenho. No meu caso, as folhas eram extremamente finas, folhas de um caderno de desenho qualquer e embora os desenhos tenham ficado bons, eles se estragaram rápido, não tem como eu apresentá-los em um portfólio, por exemplo. Então, o que estou fazendo: estou refazendo-os em papel canson, com mais cuidado. O problema é que de dois anos pra cá, obviamente e talvez não tão nitidamente, eu mudei muito e conseqüentemente, meu traço, meus temas e tudo o mais também. E para mim cada desenho é único, não consigo fazer reproduções.
Ou seja: embora eu tenha feito o mesmo modelo, mudei tudo! Mas isso é muito bom também para eu ver as modificações que ocorreram com o tempo. 

Scaneei dois desenhos para vocês verem. Ambos são de 2008. Vocês poderão notar a deterioração das folhas:






Estas são as novas versões, feitas recentemente:



 O que noto: Meu traço antes era muito mais expressivo e meu desenho bem mais livre!Eram mais suaves também, embora eu note que ao mesmo tempo, traziam mais angústia. Os de agora estão mais influenciados por temas urbanas, perderam um pouco a poesia. Porém, estão um pouco mais elaborados, melhores com questões de proporção e pintura. Gostaria de reproduzir fielmente estes desenhos antigos, pois gosto muito deles do jeito que estão, Quem sabe um dia eu cosiga?

P.S: Coloquei uma blusinha na garota nua de taaaanto meu pai falar! Não sigam meu exemplo!Foi covarde de minha parte, rs. 

2 comentários:

  1. Vc tem talento sim! O seu auto-retrato lá em cima está perfeito :)
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Querida Amiga..
    Eu estive olhando seu alto retrato
    como no decorrer do tempo em nossas vidas vamos adquirindo sabedoria.
    Tudo que estou querendo dizer é que você
    passa para o retrato tudo que sente.
    Querida caso você quiser pode me addd explico em detalhes .Um beijo amiga querida ,Evanir

    ResponderExcluir

Olá queridos!
Seu comentário é bem vindo!Pode criticar, elogiar, desabafar, indicar referências, sinta-se a vontade!
Comentários na intenção de ofender serão ignorados!